Os vencedores da 4.ª edição dos Global Mobi Awards Prio foram revelados numa cerimónia que decorreu no Convento de S. Francisco, em Coimbra - uma das vencedoras do Prémio Cidades em 2021 -, e foi transmitida, digitalmente, nos canais do Global Media Group.
Corpo do artigo
Os Global Mobi Awards Prio, os primeiros prémios para o setor da mobilidade inteligente, são uma iniciativa das marcas de informação Dinheiro Vivo e Motor24, do grupo Global Media e contam com um júri alargado, que inclui jornalistas em representação dos mais importantes órgãos de comunicação social, entre eles a TSF, académicos e representantes de associações e empresas.
O júri avaliou, durante os últimos meses, as 43 candidaturas apresentadas nas 10 categorias a concurso, tendo escolhido os que mais se distinguiram em fatores como inovação, benefício público e qualidade das propostas.
Na categoria Cidades, o júri atribuiu o prémio a Vamus Algarve um novo sistema de mobilidade implementado pela AMAL (Associação de Municípios do Algarve) e pelo operador de transportes Vizur.
O prémio Empresas/Organizações foi atribuído à Renault Portugal e às Aldeias Históricas de Portugal pelo seu projeto conjunto de mobilidade elétrica partilhada em Castelo Novo, onde desde há dois meses a população e os visitantes dispõem de uma frota de cinco veículos para utilizar naquela aldeia histórica do concelho do Fundão.
A Ecomood foi distinguida com o prémio Cidadania pelo seu projeto de sensibilização pública para uma mobilidade sustentável com a Semana Europeia da Mobilidade da Amadora.
Veículos premiados
Nos prémios reservados a veículos, produtos e serviços, o KIA EV6 GT foi eleito como o Melhor Carro Elétrico; o Toyota Yaris Cross Hybrid como Melhor Carro Híbrido e o Hyundai Tucson PHEV conquistou o galardão Melhor Carro Híbrido Plug-In.
Este ano, o público foi chamado a participar numa votação eletrónica para escolher o seu preferido entre os candidatos a Melhor Carro Elétrico.
A escolha recaiu no Volvo C40 Recharge, tendo a marca sueca conquistado ainda o prémio Tecnologia Auto, atribuído ao sistema Volvo Google.
A BMW venceu o prémio Tecnologia de Mobilidade com o seu sistema BMW E-Drive Zones.
Na categoria reservada a veículos movidos a Energias Alternativas, a escolha do júri recaiu sobre um carro movido a hidrogénio: o Toyota Mirai.
No entanto, nem só de veículos de quatro rodas são feitos os prémios da mobilidade: a scooter elétrica Seat Mó e-scooter 125 foi a eleita na categoria Melhor Veículo LEV (Light Eletric Vehicle).