Porto, 01 jul 2019 (Lusa) - A Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos (Afua) vai abrir na ribeira do Porto uma cozinha, com o objetivo de promover uma "alimentação saudável" e "alimentos promotores de saúde mental", revelou hoje a responsável.
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa, Cláudia Oliveira, uma das responsáveis da Afua, explicou que o projeto surge no âmbito do prémio atribuído pela Missão Continente 2018 ao Sábio Sabor, iniciativa da instituição que promove a confeção de alimentos saudáveis elaborados por pessoas portadoras de doença mental.
"Nós concorremos ao programa da Missão Continente com este projeto e fomos premiados em 16 mil euros para utilizarmos em obras, mobiliário, equipamento informático e de cozinha", referiu a responsável, adiantando que este financiamento vai permitir "a construção de uma cozinha ajustada à confeção dos produtos", maioritariamente presentes no livro de receitas do projeto, intitulado 'Livro de Receitas Sábio Sabor - Alimente o Seu Cérebro'.
O projeto Sábio Sabor resulta da colaboração entre a Afua, instituição fundada em 1999 para apoiar o pós-internamento de doentes do hospital Magalhães Lemos, com vários chefes de cozinha nacionais e especialistas em saúde mental.
Segundo a responsável, a cozinha vai ser instalada na ribeira do Porto num espaço "cedido" pela Câmara Municipal do Porto à instituição.
Além da cozinha, o projeto, que deverá ficar concluído até ao final deste ano, prevê a instalação de uma área de venda ao público e uma zona terapêutica com o propósito de "empregar pessoas com doença mental grave".
A cerimónia de entrega do prémio da Missão Sorriso decorre esta terça-feira, pelas 09:30, na Ribeira do Porto - Rua de Baixo.