Aveiro, 01 jul 2019 (Lusa) - A 14.ª edição do Agitágueda vai encher as ruas da cidade de Águeda com os já emblemáticos e coloridos guarda-chuvas, mas também de música e criatividade.
Corpo do artigo
Tal como nas edições anteriores, o Agitágueda é marcado pelo projeto de Arte Urbana "Umbrella Sky", uma instalação artística de milhares de chapéus-de-chuva coloridos que flutuam pelas ruas da cidade, ao qual se juntam outras instalações de arte urbana, transformando Águeda numa galeria de arte ao ar livre.
O evento alia a Cultura à diversão noturna e procura causar impacto a quem visita Águeda, através da arte urbana, "sendo uma boa forma de dar a conhecer os espaços da cidade e a sua história", refere a organização.
A maior notoriedade cabe à instalação artística "Umbrella Sky", que dá cor às ruas da baixa de Águeda, cobertas por milhares de chapéus-de-chuva coloridos, que atrai turistas de todo o mundo.
O conjunto é complementado com outros projetos de arte urbana como bancos de jardim, escadarias, colunas, e outros elementos de mobiliário urbano, que para a ocasião são pintados com variações cromáticas apelativas.
Além dessa "imagem de marca", o Agitágua oferece durante 23 dias uma diversificada programação cultural de acesso gratuito e dirigido a todos os tipos de público, que começa no sábado e tem agendados vários concertos, palco "After-Hours" com DJ's, animação de rua, Arte Urbana, Carnaval Fora D' Horas, Colour Day e Bodypainting.
O Encontro de Estátuas Vivas, eventos desportivos, feira de artesanato e tasquinhas que mostram a gastronomia do concelho são outros atrativos, além de um espaço de animação infantil, o "Agitakids".
Lusa / Fim