CPLP quer parcerias "cada vez mais intensas" com os seus 19 observadores associados
Lisboa, 02 jul 2019 (Lusa) - O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse hoje que na reunião desta manhã com os 19 observadores associados da organização foram discutidas possibilidades de "parcerias cada vez mais intensas".
Corpo do artigo
Os Estados-membros da organização e o secretário-executivo reuniram-se hoje com os 18 países e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) que têm a categoria de observadores associados, numa reunião que o embaixador Francisco Ribeiro Telles classificou de "muito positiva".
Esta reunião teve a ver com o "estabelecimento de parcerias que nós [CPLP] queremos cada vez mais intensas" com os observadores associados, disse Ribeiro Telles.
"Alinhavámos projetos que podem vir a ser importantes para o futuro e a contribuição que cada país associado e a organização internacional associada, a OEI, podem dar para o trabalho da CPLP", afirmou o responsável, no final do encontro que decorreu na sede daquela comunidade, em Lisboa.
Segundo o secretário-executivo da CPLP, foi feito também um ponto de situação do andamento dos trabalhos e da cooperação entre os nove Estados-membros da organização e os seus 19 observadores associados, e o que se pode constatar "é que há um interesse crescente da comunidade internacional sobre os trabalhos da CPLP".
Os observadores associados também apresentaram um relatório das suas atividades, a 05 de maio, Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, referiu o diplomata português.
"E o que podemos verificar foi que também houve um conjunto de atividades nesse dia nos quatro continentes, o que é digno de registo", acrescentou.
Lusa/ Fim