Lisboa, 02 jul 2019 (Lusa) -- O euro subiu hoje face ao dólar, regressando à barreira dos 1,13 dólares, no mesmo dia em que foi revelado que Pequim pediu aos Estados Unidos o abrandamento das sanções contra Pyongyang.
Corpo do artigo
Às 18:01 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1306 dólares quando na segunda-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1290 dólares.
O euro também subiu em comparação com a libra, mas cedeu face ao iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1301 dólares.
O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, pediu ao chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, para demonstrar flexibilidade e "abrandar de forma oportuna" as sanções contra a Coreia do Norte.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, disse hoje numa conferência de imprensa em Pequim que o pedido do chefe de Estado chinês foi dirigido a Trump durante a cimeira do G20, no passado fim de semana.
Também hoje o primeiro-ministro chinês afirmou que a China vai abrir ainda mais os setores financeiro e de manufatura avançada ao investimento estrangeiro, nos próximos anos.
"A China vai promover, incansavelmente, a abertura em todas as frentes", assegurou Li Keqiang, no discurso inaugural do Fórum Económico Mundial (WEF), conhecido como Davos de Verão, que decorre em Dalian, nordeste da China.
A subida ao poder de Donald Trump nos EUA ditou o início de uma guerra comercial, com os dois países a aumentarem as taxas alfandegárias sobre centenas de milhões de dólares de produtos de cada um.
Para além de exigir uma balança comercial mais equilibrada, Trump quer que a China ponha fim a subsídios estatais para certas indústrias estratégicas.
Também Bruxelas reclama maior reciprocidade, depois de firmas chinesas terem comprado, nos últimos anos, empresas e ativos estratégicos em toda a Europa.
Divisas..........hoje................segunda-feira
Euro/dólar.......1,1306...................1,1290
Euro/libra.......0,89626.................0,89337
Euro/iene........121,96...................122,44
Dólar/iene.......107,87...................108,45