Redação, 30 jun 2019 (Lusa) - Milhares de pessoas manifestaram no sábado orgulho LGBTI em várias cidades do mundo, entre as quais Skopje, a capital da Macedónia do Norte, que, pela primeira vez, acolhe um desfile pela diversidade sexual.
Corpo do artigo
O desfile decorreu num ambiente festivo e sem incidentes, refere a Associated Press, com as pessoas a caminharem e a dançarem nas ruas de Skopje e com a participação de figuras políticas, embora tivesse havido também uma contra-manifestação encabeçada por organizações religiosas.
Na Cidade do México, contabilizaram cerca de 65 mil pessoas numa demonstração pública da comunidade LGBT, com bandeiras arco-íris e com apelos à tolerância num país em que persistem os crimes de ódio.
Em Barcelona, as autoridades estimam que tenham estado 55 mil pessoas nas ruas para assinalar o dia do orgulho LGBTI, com a participação de várias associações e partidos políticos.
Em Lisboa, segundo a organização, desfilaram cerca de 15 mil pessoas.
Enquanto isso, no Equador, milhares de pessoas, sobretudo católicas e evangélicas, protestaram em várias cidades contra uma decisão de autorizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
Os movimentos pela liberdade e igualdade de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo ganharam força nos Estados Unidos, há meio século depois dos distúrbios ocorridos em 28 de junho de 1969 no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque.