Rio de Janeiro, 30 jun 2019 (Lusa) - Milhares de pessoas manifestaram-se hoje por todo o Brasil em apoio ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, cuja imparcialidade foi posta em causa na operação anticorrupção "Lava Jato".
Corpo do artigo
Os manifestantes, na maioria envergando as cores nacionais amarelo e verde, saíram às ruas de 27 cidades do Brasil, nomeadamente em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, em apoio ao ex-juiz anticorrupção, segundo o sítio 'online´ G1.
No entanto, estas manifestações foram menos fortes do que as marchas a favor do governo do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro.
A imparcialidade do ex-juiz anticorrupção, que enfrenta apelos à demissão, foi recentemente posta em causa com a publicação de trocas de mensagens com procuradores do inquérito "Lava Jato".
De acordo com o sítio 'online' de informação The Intercept Brasil, Sérgio Moro e os seus procuradores admitiram ser culpados de "enganar sistematicamente" o processo e de "falta de ética", conspirando para impedir que o ex-presidente de esquerda Luiz Inacio Lula da Silva se candidatasse às eleições em 2018, embora as sondagens lhe dessem uma larga vantagem, que viria a ser aproveitada por Jair Bolsonaro.
The Intercept Brasil lançou as acusações depois de ter tido acesso a um grande volume de mensagens privadas entre os procuradores e Sérgio Moro, graças a uma fonte anónima.
Lançada em 2014, a investigação "Lava Jato" trouxe a público um gigantesco esquema de corrupção de empresas públicas e do grupo petrolífero Petrobras, implicando dezenas de altos responsáveis políticos e económicos.
Muitos deles estão hoje presos.