Lisboa, 01 jul 2019 (Lusa) - A produção industrial caiu 0,6% em maio, face ao mês homólogo, atenuando a tendência de queda registada em abril, quando tinha recuado 1,6%, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Corpo do artigo
A queda do índice em maio foi "particularmente influenciada" pelo agrupamento de energia, sem o qual o índice agregado teve uma variação nula, quando em abril tinha aumentado 0,8%.
O agrupamento de energia passou de uma queda de 10,3% em abril para uma descida de 3,7% em maio, enquanto o agrupamento de bens de consumo caiu 2%, contra a descida de 1% no mês anterior.
Os agrupamentos de bens intermédios e de bens de investimento registaram subidas de 1,2% e de 2,4%, respetivamente, contra 2,4% e 1,6%, em abril, pela mesma ordem.
A variação mensal do índice de produção industrial representou uma queda de 0,6% em maio, quando em abril tinha registado um aumento de 2,6%, sendo o agrupamento de energia o mais influente para a queda de 3,6% da variação mensal do índice total, contra um aumento de 14,8% no mês anterior.
Ainda em termos de variação mensal, o agrupamento de bens intermédios teve uma queda de 1%, quando em abril tinha aumentado 0,7%, enquanto o agrupamento de bens de consumo subiu 1,1%, contra uma descida de 0,4% em abril.