Mogadíscio, 01 jul 2019 (Lusa) -- O Governo somali anunciou hoje ter convocado o embaixador do Quénia para protestar contra um twett do Ministério dos Negócios Estrangeiros queniano, em que descreve a autoproclamada República da Somalilândia como um "país".
Corpo do artigo
A Somalilândia proclamou a sua independência em 1991, mas nunca foi reconhecida por qualquer Estado e faz hoje parte da Somália, um país mergulhado no caos desde a queda do autocrata Siad Barre, nesse ano.
"No domingo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional convocou o embaixador da República do Quénia (...) e entregou-lhe uma carta de protesto", indicou o ministério somali através de um comunicado citado pela agência France-Presse.
A Somália fez questão de protestar desta forma contra uma publicação do ministério congénere queniano na rede social Twitter, referindo-se a um encontro na passada quinta-feira entre o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros queniano e o chefe da diplomacia da Somalilândia, indicando que os dois responsáveis "discutiram questões de interesse mútuo para os dois países".
"Consideramos este twett como uma afronta à soberania, unidade e integridade territorial da Somália", protestou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros somali.
Antiga Somália britânica, a Somalilândia fundiu-se com a antiga Somália italiana na independência do país, em 1960. Em seguida, anunciou a secessão e autoproclamou-se independente em 1991.
A Somalilândia tem o seu próprio Governo, o seu exército próprio e imprime a sua própria moeda. É também considerada bastante mais estável do que o resto da Somália.
As relações diplomáticas entre Quénia e a Somália têm vindo a arrefecer nos últimos tempos. Em fevereiro último, a Somália acusou o Quénia de ter leiloado campos petrolíferos e gasíferos numa zona marítima disputada pelos dois países.
Mais recentemente, o Quénia decidiu reintroduzir uma escala obrigatória em Wajir, uma cidade queniana junto à fronteira com a Somália, para um controlo de segurança de todas as ligações aéreas entre Mogadíscio e Nairobi.