O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho nomeou Isabel Mayza da Graça Domingos para o cargo de embaixadora na República Popular da China, segundo um decreto presidencial a que a Lusa teve hoje acesso.
Corpo do artigo
Antes da nomeação para o cargo, Isabel Domingos exerceu as funções de presidente da câmara distrital de Mé Zochi, segundo maior distrito do país em termos populacionais.
Única mulher presidente de câmara na atual legislatura, Isabel Domingos é igualmente deputada do partido no poder, Ação Democrática Independente (ADI) e a sua nomeação surge na sequência do reatamento das relações bilaterais a nível de embaixadas entre São Tomé e Príncipe e a China, em dezembro de 2016.
Pequim reabriu a sua representação diplomática na capital são-tomense em abril de 2017 e nomeou Wang Wei embaixador residente.
Depois dos dois países restabelecerem relações diplomáticas, suspensas durante cerca de 20 anos, o primeiro-ministro Patrice Trovoada visitou oficialmente a China, tendo assinado com o governo daquele país asiático um Acordo Geral de Cooperação de 146 milhões de dólares (118 milhões de euros), para financiar programas nos setores da energia, turismo, saúde, pesca, infraestruturas, agricultura e educação.