Abstenção «demasiado elevada» prejudica a democracia, diz Fernando Rosas
O mandatário por Setúbal do Bloco referiu que o valor da abstenção é «demasiado elevado», revelando «da parte do eleitorado uma grande interrogação acerca da capacidade do sistema político» em responder à crise.
Corpo do artigo
Em declarações na sede do Bloco de Esquerda, Fernando Rosas afirmou que de «acordo com os números oficiais há 40 por cento dos eleitores que não votam e isso é mau. É um peso muito grande de abstenção».
«Agora também temos que desdramatizar um pouco este número porque os cadernos eleitorais estão inflacionados por um grande número de eleitores fantasmas que ainda não foram retirados e que também pesam na contagem da abstenção», destacou.
Contudo, acrescentou Fernando Rosas, mesmo tendo isso em conta «é um número demasiado elevado do ponto de vista daquilo que se deseja ser a participação democrática dos cidadãos no acto eleitoral».
As projecções das três televisões para a abstenção situam-se entre os 38 e os 45 por cento, o que a verificar-se poderá significar o maior valor de sempre em eleições legislativas.