O líder do PSD disse esperar que o apelo do Presidente da República à participação eleitoral seja ouvido, depois de ter votado para as eleições legislativas numa escola da Amadora.
Corpo do artigo
Pedro Passos Coelho chegou à Escola Básica Orlando Gonçalves, em Alfornelos, na Amadora, às 10:55, e votou de imediato, rodeado por dezenas de repórteres de imagem de órgãos de comunicação social portugueses e estrangeiros.
A seguir, o líder do PSD foi questionado pelos jornalistas sobre a declaração que o Presidente da República, Cavaco Silva, fez ao país no sábado, e respondeu: «Eu já ouvi e já li hoje nos jornais alguma polémica à volta disso. Hoje não vou entrar em nenhuma polémica num dia de eleições».
Passos Coelho acrescentou que, no seu entender, «o senhor Presidente da República fez um apelo inequívoco à participação democrática e um apelo a que os cidadãos não se abstenham» nas legislativas de hoje.
«Espero que esse apelo seja ouvido, porque é importante numa sociedade democrática - ainda para mais num país que atravessa os problemas que o nosso atravessa - que todos os cidadãos se possam mobilizar e que, de acordo com as suas preferências, votar e escolher aqueles que entendem que deverão assumir os destinos da governação do país, de acordo com aquilo que for a sua consciência», disse.