De acordo com a sondagem da Universidade Católica para o DN, o independente Rui Moreira lidera a corrida para a presidência da câmara do Porto com 29% das intenções de voto, seguindo-se Luís Filipe Menezes (PSD/PPM/MPT) com 26% e Manuel Pizarro (PS) com 24%.
Corpo do artigo
O jornal escreve que, segundo a sondagem, que tem uma margem de erro de 2,7 por cento, estas três listas estão tecnicamente empatadas, pelo que os 17% de indecisos "serão fundamentais" para o resultado final.
Em termos de mandatos, estes resultados traduzem-se em quatro a cinco mandatos para o movimento "O Nosso Partido é o Porto" (Rui Moreira). A coligação "Porto Forte" (Luís Filipe Menezes) e o PS (Manuel Pizarro) conseguem entre três a quatro mandatos, a CDU (Pedro Carvalho) consegue um mandato e talvez um mandato para o BE (José Soeiro), escreve o jornal.
Sobre os restantes candidatos, a sondagem atribui 2 por cento para o independente Nuno Cardoso (movimento "Porto de Futuro"), 1 por cento para José Manuel Costa Pereira (PTP) e para José Carlos Santos (PCTP/MRPP).
Antes da distribuição dos votos, 17 por cento dos inquiridos disseram não saber em quem votar, 14 por cento garantiram que não iriam votar e 4% recusaram responder, adianta o jornal.
O resultado foi bem recebido pela caravana do Bloco de Esquerda. Ouvido pela TSF, José Soeiro disse que a possibilidade de eleger um vereador para a Câmara traz «muita motivação» à candidatura. Soeiro lembrou, no entanto, que se está a falar de uma possibilidade, razão pela qual é importante o voto no Bloco de Esquerda.
Também o candidato socialista reagiu a esta sondagem. À TSF, Manuel Pizarro disse que a sondagem demonstra que o partido está em condições de vencer as eleições de domingo, já que «estamos todos muito próximos» em termos de resultados.
Entre o PS e os candidatos da direita, «eu não quero acreditar que o povo do Porto não vai dar a vitoria ao PS, contra o CDS e o PSD que estão no Governo a desgraçar o Porto e o país», adiantou o candidato socialista.
A sondagem com simulação de voto em urna foi realizada pelo CESOP - Universidade Católica Portuguesa para o Diário de Notícias, a Antena 1 e a RTP nos dias 21 e 23 de setembro de 2013.