PSD desafia PS para debate nacional; PS diz que PSD está a desviar atenções
O PSD desafiou o PS para um frente-a-frente entre um responsável do atual governo e um ex-governante socialista. O PS responde dizendo que há uma tentativa de desviar atenções do que é essencial.
Corpo do artigo
O porta-voz do PSD afirmou hoje que o seu partido está disponível para debates com o PS sobre política nacional durante estas eleições autárquicas, desde que os socialistas tragam um governante do seu anterior Governo.
Marco António Costa transmitiu esta posição durante uma iniciativa de campanha autárquica na Guarda, a propósito de críticas feitas pelos socialistas deste concelho ao atual Governo PSD/CDS-PP.
«Nós estamos disponíveis para fazer debates nacionais. Se o PS aqui na Guarda entende que deve responsabilizar o PSD nacional por algum ato de gestão deste Governo, marca dia e hora, traz um ex-governante do anterior Governo, e nós cá estaremos também com um governante do atual Governo», declarou Marco António Costa aos jornalistas.
O porta-voz do PSD defendeu que é preciso «separar as águas» e que, se o PS quer debater a política local, devem ser os candidatos locais a fazer esse debate.
«Querem debater política nacional, chamem os responsáveis políticos nacionais e nós cá estaremos para debater com dirigentes nacionais do PS, de preferência um ex-governante do PS com um governante atual do PSD ou do CDS-PP para debater a situação política nacional», reforçou.
Na resposta ao repto do PSD, o socialista António Galamba responde dizendo que o PSD está a tentar «distrair os portugueses da sua governação e das consequências dessa governação para a vida dos portugueses».
«Se alguém nacionalizou o debate que está a decorrer ao nível das autárquicas foi o PSD desde logo quando extinguiu, um pouco pelo pais, centenas de freguesias que prestam um papel fundamental ás populações», adiantou.