PTP ameaça impugnar eleições se debates televisivos não se realizarem
O Partido Trabalhista Português ameaça impugnar as eleições legislativas de 05 de Junho caso fiquem por realizar os debates televisivos determinados pelo tribunal de Oeiras.
Corpo do artigo
«O PTP não prescinde dos debates e se não forem realizados desde já informa que vai impugnar antecipadamente o acto eleitoral junto da Comissão Nacional de Eleições por flagrante violação de uma decisão judicial que a todos vincula», garantiu o partido, em comunicado.
O PTP considera ser uma «vergonha» a situação criada com a sentença do tribunal de Oeiras, após providência cautelar apresentada pelo PCTP-MRPP, para que as televisões generalistas organizassem debates entre os partidos concorrentes às legislativas.
«Parece que têm medo de serem confrontados pelos pequenos partidos», comentou o PTP, face à recusa de 4 dos 5 partidos com assento parlamentar para participarem no debate. A CDU foi a única força a manifestar disponibilidade.
Para o PTP, as televisões «ridicularizaram a decisão judicial ao colocarem um candidato [Garcia Pereira] contra 17». O partido garante que «não foi isso que o Tribunal determinou» e entende que as relevisões «com tal postura, não só afrontaram a decisão como demonstraram falta de imparcialidade e isenção».
Entre os denominados pequenos partidos há, por isso, «sentimentos contraditórios» face à vontade de debaterem com os grandes e, por outro lado, a falta de explicação do PCTP/MRPP.
O PTP exigiu saber se algum dos intervenientes desistiu oficialmente para que as operadoras não paguem multa e acrescentou o seu direito a «participar (em debates) sem que qualquer operadora ou até o requerente da providência a tal se possam opor».