Sócrates defende que compensação da redução da TSU deve ser feita pela despesa
José Sócrates pretende que baixa da Taxa Social Única seja feita através da redução da despesa, uma vez que é impossível aumentar ainda mais os impostos.
Corpo do artigo
O secretário-geral do PS defende que a compensação da redução da Taxa Social Única (TSU), acordada no memorando com a troika, deverá ser feita por via da redução da despesa.
Em declarações à SIC, José Sócrates disse que compensar esta redução por via do aumento da carga fiscal é impossível, pois «não podemos aumentar os impostos», uma vez que estes «aumentaram muito este ano em particular no consumo».
«Aqueles que propõem uma descida da TSU de quatro pontos percentuais, acrescentando no dia a seguir que afinal são oito pontos percentuais, é que deviam explicar a verdade toda», adiantou.
Sócrates esclareceu ainda que defende uma «redução moderada da TSU». «Não quero transferir os custos do trabalho nas empresas para o aumento de impostos nos portugueses, porque isso seria desequilibrar o que é uma relação que devia ser equilibrada», frisou.