
A Ford revela as primeiras imagens oficiais da segunda geração do Focus RS, o herdeiro de uma história que começou há 40 anos, com o Escort RS1600.
Na dianteira, e à parte um redesenhado e agressivo pára-choques, as cavas das rodas surgem alargadas, há grelhas de respiração no capot e saídas de ar atrás dos guarda-lamas da frente. Na traseira, um difusor integrado no pára-choques, duas ponteiras de escape nos extremos desse difusor, e um spoiler inspirado directamente no Focus WRC, completam a imagem desportiva de um Focus muito especial.
Sob o capot, esconde-se o mesmo bloco de cinco cilindros e 2.5 Turbo do Focus ST, mas profundamente alterado, com novas árvore de cames, juntas e cabeças dos cilindros redesenhadas, e novos sistemas de admissão e escape. Uma revisão que leva a Ford a anunciar uma potência próxima dos 300 cv, e um binário máximo de 410 Nm. A marca antecipa uma aceleração dos 0 aos 100 km/h abaixo dos 6 segundos.
Colocar cerca de 300 cv no asfalto, num tracção dianteira, é sempre uma tarefa complicada. Os técnicos da Ford anunciam o inevitável recurso a um diferencial autoblocante, e a adopção de uma nova tecnologia na suspensão dianteira, à qual decidiram chamar RevoKnuckle. O objectivo, segundo a Ford, é reduzir as indesejáveis vibrações que se transmitem ao volante, sobretudo o impacto do binário, nos modelos de tracção dianteira. Este fenómeno ocorre durante acelerações bruscas, curvas apertadas ou superfícies irregulares, e é ampliado em carros com autoblocante, como o RS.
Em comparação com os irmãos mais «calmos», o novo Focus RS usa vias 40 mm mais largas, semi-eixos mais fortes e longos, molas e amortecedores revistos e uma barra estabilizadora de maior diâmetro e dimensões. Ao mesmo tempo, o sistema de direcção foi redefinido de modo a oferecer uma resposta mais rápida e precisa. Os travões também foram revistos, recorrendo a discos ventilados de 336 mm à frente e sólidos de 300 mm na traseira. Pinças de maiores dimensões destacam-se por detrás das jantes de 19 polegadas, com pneus de baixo perfil 235/35.
A primeira apresentação mundial do novo Ford Focus RS está marcada para 22 de Julho, no Salão de Londres, sendo que o início da comercialização está planeado para o início do próximo ano. O showcar exibido em Londres, ao que garante a Ford, antecipa de forma muito aproximada, os traços do modelo de produção.