
A 29ª edição do Troféu Carro do Ano está a dar os primeiros passos. Está definido o júri, agora é preciso encontrar os candidatos de onde sairá o sucessor do Peugeot 508.
Corpo do artigo
A partir de agora, e até ao final do ano, 17 jornalistas, em representação de alguns dos mais importantes meios de comunicação social, vão percorrer milhares de quilómetros, ensaiando intensivamente os automóveis candidatos a Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal.
A missão é clara - eleger um automóvel o mais adequado possível à actual situação do país e escolher as melhores propostas em cada segmento, de um mercado que vive dias de profunda crise.
Esta iniciativa, promovida pelas revistas Autosport e Volante, é o mais antigo prémio atribuído a um produto automóvel em Portugal. O troféu Carro do Ano vai já na 29ª edição, desde que o galardão foi atribuído ao Nissan Micra em 1984.
Quem sucede ao Peugeot 508
Mesmo nestes dias de crise, as marcas continuam a colocar no mercado novos produtos, cada vez mais eficientes e competitivos. A tarefa do Júri do Carro do Ano é encontrar a proposta mais equilibrada e adequada à realidade do nosso mercado.
Até Dezembro, os jurados vão submeter os candidatos a intensos testes de estrada em que serão avaliadas qualidades como o comportamento dinâmico, segurança, conforto, prestações, consumos, ou emissões. Em Janeiro de 2013, o Júri reúne numa primeira sessão para apurar os seis finalistas. Semanas mais tarde decorre a segunda sessão de votação que apura os vencedores das diversas classes do Carro do Ano e o sucessor do Peugeot 508.
Júri do Carro do Ano:
- A Bola
- AutoFoco
- AutoSport
- Diário de Notícias
- Exame
- Expresso
- Jornal i
- Jornal de Notícias
- O Jogo
- Público
- Rádio Renascença
- RDP/Antena 1
- SIC Notícias
- Sport TV
- TSF
- Visão
- Volante