
A saga a céu aberto continua.
Em relação ao anterior 307 (lançado em 2003), este novo modelo é mais largo e tem mais espaço atrás. Continuando a oferecer 4 lugares, e tejadilho rígido retráctil que se “esconde” automaticamente na bagageira, em 20 segundos. A mudança de coupé para cabriolet pode ser seguida no interior através de um ecrã colorido.
O novo descapotável gaulês é vendido nas versões gasolina e diesel. A versão a gasolina recorre ao motor 1.6 TPH – 150 cv com turbo compressor, e injecção directa, nascido de uma parceria com a BMW. Na variante diesel, estão disponíveis os 140 cv do motor 2.0 I HDI. A caixa manual é de 6 velocidades, mas se preferir pode optar por caixa automática.
Por dentro, os bancos dianteiros apresentam apoios de cabeça com um aquecedor de nuca que utiliza o sistema AirWave, uma tecnologia inspirada no sistema Airscarf criado pela Mercedes. Nos lugares traseiros, a marca francesa promete «bancos espantosamente acolhedores». Ainda no interior, estão disponíveis duas versões de acabamentos, ambas em couro. A escolha pode ser Sport (mais desportiva), ou Haut Couture (mais requintada).
O 308 CC é vendido com a carroçaria em branco, castanho, azul, vermelho, preto ou cinzento. Os puxadores das portas, e o friso lateral junto ao vidro, têm acabamento metálico. Na traseira, os farolins são de leds e utilizam uma tecnologia que a Peugeot chama de “cortina de luz vermelha”.
Ao nível da segurança, o novo Peugeot 308 CC oferece, de série, ESP, bancos dianteiros com air bag lateral tórax/bacia, e um air bag lateral para a cabeça, um «exclusivo mundial que garante protecção eficaz de todo o corpo, independentemente da posição do banco», anuncia a marca em comunicado. Existem ainda arcos extraíveis de abertura pirotécnica, permitindo que em caso de colisão, seja criada em alguns milésimos de segundo uma célula de protecção dos passageiros juntamente com os pilares do pára-brisas.
Outras funções existentes no 308 CC: fecho central automático e telecomando dos espaços interiores de arrumação, comando centralizado dos 4 vidros, bancos eléctricos com função de acesso aos lugares traseiros e fecho central de portas com abertura selectiva. A marca garante que este é um carro para o dia-a-dia. Com a capota fechada, existem 465 litros de capacidade na bagageira. O volume de arrumação diminui para 266 litros, se o veículo estiver em modo descapotável.
Os equipamentos de lazer contemplam diversos pacotes, que vão do simples auto-rádio com cd e mp3, até ligações usb, kit mãos livres, função bluetooth, ecrã de 7 polegadas, ou disco rígido de 30 GB.
Embora não divulgue consumos nem preços, a Peugeot promete uma «verdadeira sensação de serenidade» a bordo, com prestações «muito orientadas para viver bem o dia-a-dia».