A Toyota apresentou, hoje, no Salão de Paris, o primeiro sedan (quatro porta e quatro lugares) movido a hidrogénio e de produção em série do mundo.
Corpo do artigo
No FCV (Fuel Cell Sedan, a Célula de Combustível), a autonomia é idêntica à de qualquer veículo equipado com motor a gasolina e pode ser reabastecido de hidrogénio em apenas três minutos. o escape, sai, unicamente, vapor de água.
Há muito empenhada na procura de soluções amigas do ambiente para a mobilidade do futuro, a Toyota produz, hoje em dia, veículos elétricos - o curioso i-Road para curtas distâncias (até 40 km)- e híbridos (Prius Plug-in, Auris e Yaris) para percursos médios - e, prepara-se para construir o FCV para longos trajetos, caso dos autocarros e camiões. após mais de 20 anos de estudos e pesquisa de novas soluções, ou seja, desde o início do desenvolvimento do Prius, a marca japonesa não tem dúvidas: o FCV é o futuro, uma vez que os veículos movidos a pilha de combustível contribuem para a diversificação de combustíveis utilizados pelo automóvel, não emitem CO2 ou substâncias nocivas para o ambiente enquanto funcionam e oferecem toda a comodidade dos carros movidos a gasolina.
Continue a ler no TSF Motores, de António Catarino.