O que vestia Frida Kahlo: o guarda-roupa que esteve fechado durante 50 anos

Conhecida por muitos como a pintora do monocelho que usava coroas de flores na cabeça e vestidos de cores garridas, Frida Kahlo é um ícone da arte do século XX. Mas são os seus objetos mais íntimos que mostram quem a artista era na realidade.
Corpo do artigo
Após a morte de Frida Kahlo, em 1954, o marido, Diego Rivera, fechou os pertences da artista a sete chaves numa das casas de banho da Casa Azul, a habitação do casal na Cidade do México.
Desde óculos, a luvas, aos corpetes pintados de cores garridas aos vestidos longos usados para esconder a prótese na perna, estes eram os objetos mais preciosos e íntimos da artista que só viram a luz do dia em 2004, quando o Museu Frida Kahlo organizou uma exposição em memória da pintora.
A artista Ishiuchi Miyako foi então convidada a fotografar os mais de 300 objetos da coleção. O resultado dessa sessão fotográfica pode ser visto a partir desta quinta-feira, 14 de maio, na Galeria Michael Hoppen, em Londres, na exposição Frida.
Na nota de apresentação da exposição, Ishiuchi recorda que sabia muito pouco sobre quem era Frida Kahlo. A sessão fotográfica acabou por revelar o estilo icónico da artista mexicana, na sua vertente mais íntima, tal como os retratos que Kahlo pintava de si própria.
Todas as fotos desta fotogaleria com copyright de Ishiuchi Miyako. Cortesia da Michael Hoppen Gallery.