As melhores imagens científicas do ano são sobre a vida, a morte, o sexo e a doença (em imagens)

Andrew Polaszek, Natural History Museum / Wellcome Images
Esta semana o Wellcome Trust, uma organização de angariação de fundos para a investigação médica, anunciou os finalistas da competição anual de fotografia. Estão aqui alguns dos vencedores da edição de 2015.
Corpo do artigo
As imagens foram obtidas com recurso às mais variadas técnicas. Desde a simples fotografia com uma máquina fotográfica digital, até à captura de imagens através de um microscópio de eletrões. Há também ilustrações.
Adam Rutherford, um cientista e membro do júri que elegeu os vencedores afirma no comunicado de imprensa que «a riqueza desarmante das imagens que a ciência nos mostra são muito importantes para podermos contar histórias acerca da investigação científica e ajudam-nos a entender conceitos abstratos». O cientista sublinha ainda que «as imagens não servem apenas para documentar aquilo que é muito pequeno. Elas ajudam-nos a perceber a vida, a morte, o sexo e a doença: as pedras basilares das tragédias e da arte». Encontra os vencedores do anos anteriores no site da Wellcome Image Awards.
Todas as imagens foram cedidas por cortesia da Wellcome Images.