
As carrinhas "pão de forma", tão em voga nos anos 70, viajaram até ao presente como símbolo de liberdade e com o carácter da rebeldia. A Volkswagen Kombi transporta um inconformismo sem idade que faz as gerações mais velhas terem vontade de recuar até ao passado e as mais novas a identificarem-se com o espírito.
Corpo do artigo
O aluguer desta carrinhas está a conquistar cada vez mais adeptos em Portugal e já existem vários negócios vocacionados para quem deseja viajar nas pão-de-forma.
No Algarve, um inglês, de 40 anos, designer gráfico, decidiu recuperar e alugar as kombis, fazendo desta ideia um modo de vida. Loyd Rozzo lançou a Siesta Campers e diz que quem procura as carrinhas "pão de forma" são principalmente os surfistas, mas também algumas pessoas que querem reviver o passado. Também as famílias, mesmo com filhos, começam a alugar estes modelos onde se pode dormir e cozinhar. Uma ideia que está a fazer sucesso para quem deseja férias alternativas.
A carrinha "pão de forma" nasceu da mente de um importador holandês da marca alemã, Ben Pon, que no ano de 1947 idealizou uma espécie de autocarro simplificado construído sobre as rodas de um Volkswagen 'carocha'.
Um trabalho de Ana Sofia Calaça com imagens de Paulo Whitaker da Reuters