É mais um casamento entre duas pessoas do mesmo sexo que é notícia pelo facto de um dos noivos ser chefe de Governo. E ser o primeiro casamento gay de um líder da UE no ativo.
Corpo do artigo
Xavier Bettel, primeiro-ministro do Luxemburgo, 46 anos, e Gauthier Destenay, arquiteto, 36 anos, casaram-se depois de vários anos juntos e poucos meses após a aprovação pelo parlamento luxemburguês da lei que iguala o casamento heterossexual e homossexual e que também permite a adoção.
O diário luxemburguês considerou tratar-se de um "pequeno acontecimento histórico" do qual fizeram eco os meios de comunicação em toda a Europa, por ser o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo e entre líderes europeus no ativo da União Europeia (UE).
Fora o espaço da UE, na Islândia, a ex-primeira-ministra Jóhanna Sigurðardóttirn casou-se em 2010 com a sua noiva quando exercia o cargo.
Apesar de reconhecer o simbolismo do seu casamento, Bettel, cuja família política é de centro-direita, optou por não mediatizar o acontecimento e rejeitou os pedidos para a cobertura da cerimónia.
Fotografias: REUTERS/Francois Lenoir