Trata-se de um projeto que visa aproveitar o espaço existente e em Tóquio ele não é muito. Um casal japonês resolveu por isso apostar numa casa " magra" por estar verdadeiramente "entalada" entre dois edifícios.
Corpo do artigo
Uma casa de três andares construida num terreno com 3,60 metros de largura e 7 metros de comprimento. Uma casa tão pequena que para se circular dentro dela é preciso sair. Confuso? Passamos a explicar. No fundo tratam-se de dois edifícios. Um é a casa propriamente dita e o outro serve de apoio porque tem apenas escadas que vão do Rés do Chão ao terceiro andar. Os dois edifícios são ligados entre si por uma pequena ponte. O desenho é estranho, mas funcional. A casa não tinha espaço suficiente para suportar escadas e por isso a solução foi construí-las num edifício ao lado.
A ideia do autor do projeto, o arquiteto Osama Nishida, foi a de garantir que a área de habitação tivesse uma dimensão que, embora pequena, fosse confortável para os residentes. Para isso não poderia incluir as escadas e optou por construí-las ao lado. O inconveniente é que cada vez que os proprietários querem transitar de uma divisão para outra têm de sair de casa, atravessar a pequena ponte , descer ou subir as escadas que estão no edifício ao lado e voltar a atravessar a pequena ponte para reentrar numa outra divisão.
Se ainda está confuso, o melhor é ver as imagens disponibilizadas pelo gabinete de arquitetura On Design.