
Pessoas sentadas numas escadas em frente de um cartaz com o Presidente da Guiné Equatorial e o Campeonato Africano (Reuters/Amr Dalsh)
Os dois países venceram a candidatura à organização do Campeonato Africano das Nações de 2012, que começou a 21 de Janeiro e termina a 12 de Fevereiro. O Gabão e a Guiné Equatorial, que estão situados na faixa de pobreza a nível mundial, conseguiram uma proeza.
Corpo do artigo
Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 93º do mundo, a economia do Gabão é impulsionada pelo sector do petróleo que contribui com metade do PIB do país.
Por seu turno, na Guiné Equatorial, são as actividades rurais de subsistência que contribuem muito para a riqueza do país, além da produção de petróleo "off-shore". O IDH é de 117º.
Estes dois países, que estão situados na faixa de pobreza no contexto mundial, conseguiram, contudo, construir estádios novos para um campeonato de futebol.
A galeria que se segue pretende mostrar algumas imagens elucidativas da vida destas populações, onde, por estes dias, o futebol representa riqueza e uma mistura de animação e conflito.
Um trabalho de Sara Edite Mendes