No dia 8 de fevereiro de 1989 um Boeing da Air Independent despenhou-se na ilha de Santa Maria, Açores. Morreram os 137 passageiros e os sete tripulantes. O acidente do voo 1851 é o mais grave desastre aéreo registado em Portugal.
Corpo do artigo
Os passageiros eram quase todos italianos e viajavam de Bergamo para Punta Cana (República Dominicana). O charter da companhia norte-americana Air Independent fazia uma escala no Aeroporto de Santa Maria mas acabou por se despenhar a meia dúzia de quilómetros da pista.
Foram apontadas causas humanas para justificar o acidente.
Nesta galeria recuperamos algumas imagens da época, com recurso a várias fontes (especialmente à página do Facebook Memórias e Lembranças da Ilha de Santa Maria e à edição especial da então revista Sábado).
Um trabalho de João Paulo Meneses