
Esperava-se um dia memorável de surf, mas o chamado "Canhão da Nazaré" não foi suficiente para que Garrett McNamara surfasse onda maior que a que lhe deu o Guiness em 2011. Mesmo assim, o mar esteve rijo e proporcionou grandes fotografias.
Corpo do artigo
A hipótese de apanhar ondas gigantes no local onde já surfou um "monstro" de 24 metros fez Garrett McNamara voar do Havai para a Nazaré. Na quinta-feira, houve um grande "swell" na praia do Norte, mas não deu para recorde.As ondas foram de respeito, de mais de 15 metros, mas sem as dimensões que já ali se viram, na praia do Norte.
«Estou satisfeito pelo dia, mas a onda pela qual vim não apareceu hoje. As ondas não estavam tão grandes como esperava, mas foi muito bom e todos saíram bem da água, que é o mais importante», afirmou McNamara, depois de mais de cinco horas no mar.
A aventura de McNamara- que na primeira imagem desta galeria faz o aquecimento antes de entrar no mar- e de mais alguns surfistas, entre os quais o português António Silva, o australiano Ross Clarke-Jones, o alemão Sebastian Steudtner e o britânico Tom Butler, foi acompanhada em terra por várias centenas de pessoas, que nas arribas procuraram o melhor sítio para assistir ao espetáculo.
As fotografias que aqui se apresentam foram tiradas pelos fotojornalistas Miguel A. Lopes, da Lusa, e Rafael Merchante, da Reuters.