
REUTERS/Alexander Natruskin
As suas demonstrações de judo revelam uma pessoa que tenta avançar, mas os padrões de movimento indicam um recuo. Esta foi uma das conclusões de uma pesquisadora do Pentágono que decidiu estudar a linguagem corporal enquanto Vladimir Putin foi primeiro-ministro e presidente da Rússia.
Sempre teve a curiosa mania de divulgar os seus hobbies. Para tal, caminhou corajosamente pelo campo sem camisa, demonstrou as suas técnicas de judo e até foi visto a caçar baleias no Pacífico para dizer que «não tem medo de nada».
Vladimir Putin suscitou interesse. Segundo a USA Today, o Pentágono dispõe de um grupo de trabalho que se dedica a estudar a linguagem corporal dos principais dirigentes mundiais.
Essa unidade, de acordo com o porta-voz do Pentágono, trabalhou sobre a personalidade de Vladimir Putin em 2008 e 2012. O secretário da Defesa, Chuck Hagel, não parece ter tido conhecimento dos relatórios a tal respeito.
Um artigo de 2004, publicado no Providence Journal, descreveu os movimentos de Putin como os de «um homem com dificuldade para seguir em frente».
«A falta de habilidade de Putin para integrar movimentos causa obstáculos para o seu complexo exercício do poder», sublinhava o artigo.