
Projecto G-Cans, em Tóquio.
stan chow @ flickr (Tokyo G-cans)
O projecto «G-Cans» é o maior sistema de escoamento de águas do mundo. Foi construído para evitar as inundações na zona de Tóquio, no Japão, durante a estação dos tufões.
Corpo do artigo
Também conhecido como Canal Subterrâneo de Descarga da Área Metropolitana, o projecto «G-Cans» é uma impressionante obra de engenharia: foi construído 50 metros abaixo do solo, e é composto por um tanque reservatório com 25.4 metros de altura por 177 metros de comprimento e cinco silos de 32 metros de diâmetro por 65 metros de profundidade, para onde são drenadas as águas pluviais através de 6,5 km de túneis. Um conjunto de turbinas e bombas escoam depois a água para o rio Edogawa a uma capacidade máxima de 200 toneladas de água por segundo.
A construção do projecto de dois mil milhões de dólares começou em 1992 e ficou completa em 2009. Durante a época seca as instalações são drenadas e podem ser visitadas. A dimensão e o aspecto surreal do reservatório principal garantiu-lhe a alcunha de "Templo Subterrâneo", e já foi utilizado para a gravação de anúncios e cenas para séries televisivas.
(uma fotogaleria de Ana António. Todas as fotos com direitos reservados ( C ) Joe Nishizawa/G-Cans exceto nota em contrário )