Quem são os Yazidi, uma comunidade odiada pelo Estado Islâmico (em imagens)

Uma comunidade com cerca de 700 mil pessoas, que acredita em Deus como criador do mundo, mas que colocou a Terra ao cuidado de sete anjos, cujo arcanjo é Melek Taus, o Anjo Pavão. No entanto, para os fundamentalistas do Estado Islâmico os Yazidi são filhos do demónio.
Corpo do artigo
A maior parte dos Yazidi é originária do norte do Iraque, mas também há comunidades na Arménia, Rússia e Síria. A Alemanha é o país onde existe a maior diáspora, com 60 mil pessoas.
Com o Anjo Pavão como orientador, os Yazidi acreditam que ele é a causa de tudo o que sucede de bom e de mau. Mas o Anjo Pavão também é conhecido pelo nome Shaytan, o mesmo nome dado no Alcorão a Satanás. De acordo com a história dos Yazidi, quando deus criou Adão ordenou aos sete anjos que se prostrassem diante dele, mas Melek Taus recusou: «Como posso submeter-me a outro ser! Eu venho da Vossa iluminação, enquanto Adão é feito de pó.» Perante esta resposta, Deus terá ficado agradado e concedeu-lhe o domínio da Terra.
Estas crenças levam a que muitos muçulmanos, sobretudo os mais extremistas, considerem os yazidis satânicos e filhos do demónio. Nos últimos anos fundamentalistas islâmicos têm perseguido e atacado esta comunidade, que se tem refugiado nos países vizinhos.