Esta sexta-feira assinalam-se 50 anos do assassinato de John F. Kennedy. Para a história, uns recordam-no como um presidente herói, um político visionário, outros dizem que era um mulherengo e, enquanto político, era mais estilo que substância. O povo coloca-o como um dos presidentes mais adorados da história dos EUA.
Corpo do artigo
Aos 43 anos John Fitzgerald Kennedy, também conhecido por JFK ou Jack, tornou-se no primeiro presidente dos EUA a nascer no século XX, o mais novo presidente a ser eleito e o segundo mais novo a ocupar o cargo (Theodore Roosevelt tinha 42 anos quando assumiu a presidência em Setembro de 1901, mas apenas foi eleito em 1904, quando tinha 46 anos).
Foi também o primeiro presidente católico a ser eleito, num país marcado, na altura, por um forte sentimento anti-católico.
Numa entrevista após a morte de JFK, Jacqueline Kennedy utilizou a imagem do castelo idílico de Camelot para descrever a presidência e a vida de Kennedy: «Vão existir grandes presidentes novamente, mas nunca mais vai existir uma outra Camelot».
Um trabalho de Teresa Alves, com imagens recolhidas na agência Reuters, site da Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy, site da Casa Branca e Wikipedia.