
Renda de Bilros batem recorde
Estela Silva/Lusa
A peça responsável pelo recorde foi trabalhada por 150 rendilheiras de várias idades, mede 53,262 metros quadrados, e foi feita com 8 quilos de linha. Exibe um total de 437 quadrados de 30x30 centímetros, todos com cores e formas diferentes.
As tradicionais rendas de bilros, de Vila do Conde, entraram para o livro de recordes mundiais, depois de ser apresentada uma peça gigante produzida por mais de uma centena de rendilheiras. O anúncio foi feito hoje pelo júri oficial do Guinness World Records, Fortuna Burke, que mediu e confirmou a autenticidade das rendas.
Ao todo, a peça que foi apresentada junto à Nau Quinhentista, perante o olhar de centenas de vila-condenses, mede 53,262 metros quadrados, e foi feita com 8 quilos de linha. Exibe um total de 437 quadrados de 30x30 centímetros, todos com cores e formas diferentes, feitos por 150 rendilheiras de todas as idades.
No momento do anúncio da entrada para o livro de recordes mundiais, Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal - que há um ano, durante as comemorações do Dia da Rendilheira (02 de agosto) na Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, desafiou as rendilheiras a produzir uma peça gigante - não escondeu a satisfação.
Maria da Guia é uma das rendilheiras mais emblemáticas da cidade. Faz rendas de bilros há 60 anos e foi a responsável pela coordenação do projeto "Rendas para o Mundo".
Com este primeiro Guinness para o concelho, Elisa Ferraz acredita que Vila do Conde vai receber ainda mais turistas.
Lusa