
Jimmy Nelson
«Queria fazer um documentário duradouro, antes que a sua cultura desapareça para sempre». As palavras são do fotógrafo britânico Jimmy Nelson que, durante três anos, visitou 29 tribos. Fotografou as suas roupas tradicionais, os rostos pintados, as jóias, armas e símbolos. Quis encontrar igualmente a pureza da humanidade nos lugares mais remotos do planeta. De forma requintada.
Corpo do artigo
Jimmy Nelson passou os últimos anos a viajar para alguns dos lugares mais remotos do mundo com o objetivo de captar imagens de povos indígenas que estão em vias de extinção.
Das montanhas geladas da Mongólia aos desertos da Namíbia, foram retratadas, ao todo, 29 tribos que, a qualquer momento, podem desaparecer do planeta.
Da longa jornada de Jimmy Nelson, nasceu o livro "Before They Pass Away", com 402 fotografias. Nesta fotogaleria, damos a conhecer algumas imagens do seu trabalho.
Numa entrevista dada recentemente, o fotógrafo explicou que quanto mais afastadas as tribos estão do mundo desenvolvido, mais fácil é comunicar com elas. Por outro lado, quanto mais perto estão do mundo desenvolvido, mais desconfiadas são.
Sobre as tribos que mais gostou de conhecer, Jimmy Nelson destacou as pessoas em Chukotka, na extremidade nordeste da Rússia. «É um paradoxo estranho: um dos locais mais frios do mundo, onde as pessoas estão entre as mais calorosas».
Um apelo do fotógrafo para as pessoas das tribos: «Preservem a sua identidade cultural. Senão, o mundo torna-se um planeta cinzento.»