O Grüner See (Lago Verde), na Áustria, tem a particularidade de durante o verão e até ao final do Inverno ter apenas um metro de profundidade, no entanto, na primavera transforma-se e chega a atingir os 12 metros de profundidade. Tudo o que está à volta acaba por ficar submerso.
Corpo do artigo
Este lago fica na província de Styria, na Áustria, no sopé das montanhas Hochschwab, normalmente cobertas de neve. O Grüner See é conhecido como Lago Verde devido à cor das suas águas: verdes esmeralda.
A água límpida e transparente vem das montanhas geladas e tem uma temperatura que ronda os 6º. Durante o inverno o lago tem cerca de um metro de profundidade, mas quando chega a primavera e com a subida da temperatura, a neve derrete e enche a bacia do lago, que chega a atingir uma profundidade de 12 metros entre maio e junho.
É frequente ver mergulhadores no Lago Verde, sobretudo em Junho, quando a água tem mais profundidade. Nesta época veem-se submersos os prados na zona beira do lago, uma ponte e um banco, podem ainda observar-se caminhos pedonais e árvores.
Este ano, dois dos principais fotógrafos subaquáticos austríacos, Gerald Kapfer e Harald Hois, aventuraram-se no Gruener See e capturaram algumas imagens magníficas. As fotografias foram publicadas no Daily Mail.