
Auroville é uma comunidade internacional, perto de Pondicherry, no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, construída com o propósito de ser uma «Cidade Universal, onde todos, homens e mulheres, pudessem viver em harmonia, independentemente de nacionalidade, raça, crença e politica, para realizar a unidade humana na diversidade».
A cidade tem a forma de uma espiral para simbolizar a evolução humana e no centro ergue-se o Templo de Matrimandir. Actualmente, Auroville tem cerca de dois mil e duzentos moradores provenientes de 45 países. Qualquer pessoa pode candidatar-se a ser morador nesta cidade, mas para isso terá de ser entrevistado por um comité.
Auroville foi fundada de acordo com os princípios da Yoga Integral, concebida e desenvolvida por Sri Aurobindo e por Mirra "A Mãe". O conceito de cidade desenvolveu-se em 1930. O projecto foi autorizado pela Índia e recebeu o aval da Assembleia Geral da UNESCO em 1966. A inauguração da futura cidade aconteceu dois anos depois.
Nessa cerimónia participaram representantes de 124 nações que transportaram um pedaço de terra dos seus países que foram misturados e depositados na "Urna da Humanidade" na chamada "Área da Paz" que engloba o Templo de Matrimandir.