O acidente ocorreu num complexo mineiro, perto da cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, devido ao rompimento de uma barragem com resíduos da mineração o que provocou uma enxurrada de lama.
Corpo do artigo
Para já não se conhece o número exato de vítimas. As autoridades falam de pelo menos 10 mortos e 45 feridos, mas o Sindicato de Trabalhadores da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana, diz que 15 ou 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas desconhecendo-se o número de feridos. Para o local seguiram várias equipas de socorro.
De acordo com a TV Globo, que cita fontes dos bombeiros da Cidade de Ouro Preto, o acidente ocorreu devido à queda de uma barreira de um depósito gigante, com resíduos e água, conhecido como "Barragem do Fundão", o que provocou uma fuga semelhante a um deslizamento de terras que inundou de lama muitas casas do distrito de Bento Rodrigues no estado de Minas Gerais
[youtube:faNAtYd3BYU]
O complexo mineiro onde ocorreu o acidente fica a 25 quilometros da zona urbana de Mariana, uma das cidades históricas de Minas Gerais. O autarca desta cidade anunciou já que o distrito está a ser evacuado devido ao perigo de novos deslizamentos de terra.
Por sua vez, o secretário da Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, qualificou a situação de "extremamente grave".