Angela Merkel garantiu hoje que a Alemanha quer «estabilizar a zona euro na forma actual», desmentindo notícias de que Berlim pretende dividir os países da moeda única e criar um núcleo duro.
Corpo do artigo
«Só temos um objectivo, estabilizar a zona euro na forma actual, o que é possível, se houver esforços suficientes no que respeita às reformas», disse a chefe do governo alemão após um enconro em Berlim com o Presidente da Roménia, Traian Basescu.
A agência de notícias Reuters afirmou hoje, citando uma fonte da União Europeia, que Berlim e Paris estavam a pensar reduzir a zona euro a um núcleo forte.
A notícia já tinha sido desmentida por Paris e Berlim, antes das declarações de Merkel.
A chanceler alemã referiu-se ainda à situação na Itália, afirmando que a terceira maior economia da zona euro «tem de recuperar a credibilidade e aplicar rapidamente as medidas de poupança».
Além disso, «é também importante um rápido esclarecimento da questão da direção política em Roma», sublinhou Merkel, mostrando-se, simultaneamente, convicta de que a Itália «está no caminho certo, embora o tempo comece a faltar».