As primeiras projeções dão a vitória da Frente Nacional pelo menos em seis das 13 regiões francesas.
Corpo do artigo
A extrema-direita de Marine Le Pen, obteve, segundo as projeções, um resultado histórico nas eleições regionais deste domingo.
Os primeiros dados indicam que a Frente Nacional obteve um resultado nacional recorde com 30, 6 % das intenções de voto.
As projeções indicam ainda que o partido conservador, liderado pelo antigo presidente Nicolas Sarkozy, é o segundo mais votado com 27% e os socialistas são a terceira força política com 22,7 %.
A líder da Frente Nacional francesa, Marine Le Pen, congratulou-se já com o "magnífico resultado".
Também na rede social Twitter, Marine Le Pen não escondeu a satisfação.
[twitter:673585525014536194]
Os dois partidos mais votados em cada região protagonizam uma nova disputa eleitoral no próximo domingo. Estas são as primeiras eleições desde os atentados de Paris há três semanas.
O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou já que os conservadores "nem se vão retirar nem se vão fundir" com as listas de esquerda para impedir o triunfo da Frente Nacional na segunda volta das eleições regionais.
Bem diferente da posição de Nicolas Sarkosy é a do líder do partido socialista francês que veio apelar à união de toda a esquerda para impedir a chegada ao poder da Frente Nacional.