Uma operação militar está em curso. Ancara deu ordem de retirada aos habitantes de sete aldeias junto à fronteira com a Síria. A agência turca Anadolu avança que uma povoação já foi tomada.
Corpo do artigo
O exército da Turquia e as forças da coligação internacional lançaram hoje uma operação que visa expulsar os extremistas do Daesh da cidade síria de Jarablos, perto da fronteira turca.
Pelo menos seis tanques turcos entraram esta manhã em território sírio. Antes do inicio da ofensiva, o ministro do interior de Ancara ordenou a retirada dos moradores de várias localidades, para zonas mais seguras.
A agência turca Anadolu avança que uma aldeia, a cinco quilómetros a oeste de Jarablos, já foi tomada. A operação é apoiada pela aviação aliada, liderada pelos EUA. O objetivo é acabar com os ataques do Daesh junto à cidade de Jarablus, na fronteira entre a Síria e a Turquia.
O presidente turco explica que quer remover a sombra que o Daesh faz pairar sobre a religião islâmica. Tayyip Erdogan garante que a Turquia quer manter a unidade do território e manter afastado o Daesh, que, diz, tem colocado em causa os princípios do islamismo.
Erdogan afirma que é por causa da Síria que a Turquia tem sido palco de vários atentados terroristas e defende que os países que apoiam estes movimentos têm "uma granada nas mãos, que vai acabar por explodir".
O Presidente garante que desde o atentado de 15 de julho, a Turquia era um país seguro e mais forte e manifestou a intenção de acabar com os ataques na fronteira com a Síria.
Esta manhã, o ministro do interior dizia que a operação lançada pelas forças armadas e que conta com o apoio da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, vai acabar rapidamente, com a saída de todos os elementos do Daesh. Este responsável sublinhou que "a Turquia não pode tolerar que o seu território possa ser ameaçado por organizações terroristas".
A operação teve início esta manhã, na cidade de Jarablus, mas por precaução foi ainda evacuada a cidade de Karkamis e outras seis localidades fronteiriças.
Jarablus é o último ponto de passagem controlado pelo Daesh na fronteira turco-síria.
Ontem, o chefe da diplomacia turca anunciou que iria dar "todos os tipos de apoio" à operação contra o grupo jihadista.