O grupo foi encontrado pelas autoridades francesas. As 15 pessoas estavam em hipotermia e tiveram de receber tratamento hospitalar. O condutor do camião, que circulava entre Paris e Lille, foi detido.
Corpo do artigo
De acordo com as autoridades francesas, o alerta foi dado por um dos imigrantes que compunha o grupo. A polícia diz que recebeu uma "chamada estranha" de "um homem falando inglês com a voz quase inaudível, que parecia estar a sufocar, e que não sabia onde estava".
As autoridades não conseguiram fazer o rastreio da chamada, porque estava a ser usado no telefone um cartão estrangeiro, mas muito tempo depois conseguiram descobrir que o interlocutor estava num camião a circular em algum lugar entre Paris e Lille.
Foram então enviadas ambulâncias para a autoestrada, até que foi detetado um camião numa área de descanso. Com a ajuda dos serviços de assistência da autoestrada conseguiram forçar as portas e encontraram 15 homens, entre os 25 e os 45 anos, cujas nacionalidades não foram divulgadas. Fonte citada pela agência AFP disse que "no interior, no meio de caixas de laranjas, encontraram 15 imigrantes que mal podiam respirar e em diferentes estágios de hipotermia".
O motorista disse que não sabia que estava a transportar imigrantes, mas mesmo assim foi detido.
Um dos imigrantes recebeu tratamento no local e os restantes foram encaminhados para hospitais próximos.