A festa anual da "Tomatina" invadiu novamente as ruas de Bunol (Valência) e as imagens não deixam margem para dúvida. Vai ser preciso muito detergente para limpar tanto molho de tomate.
Corpo do artigo
A "Tomatina" de Buñol (Valência, Espanha) é uma tradição que conta já com 71 anos mas a idade não parece afetar esta festa tradicional que culmina o verão espanhol e suas festas populares.
Todos os anos, milhares de espanhóis e turistas chegam à localidade valenciana para participar nesta gigantesca batalha de comida que, oficialmente, até começa com uma espécie de prova de estilos que termina na subida a um poste para agarrar um belo presunto. Conseguido este feito, começa a batalha do tomate.
O sucesso da festa é tal que, desde 2013, a organização foi obrigada a limitar o número de participantes a 22 mil mediante a aquisição de um bilhete. Segundo o jornal El Pais, os ingressos esgotam rapidamente e quem não quiser ficar de fora tem de os adquirir com bastante tempo de antecedência.
Este ano, a edição da "Tomatina" destacou-se também pela posição assumida contra a violência contra as mulheres e homossexuais.
E para responder às criticas de desperdício de comida, adianta o El País, os tomates usados na festa são cultivados de propósito para a "Tomatina", uma variedade que não é própria para consumo.