Está em curso no Mediterrâneo mais uma operação para resgatar imigrantes. A informação foi divulgada no Twitter por Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Corpo do artigo
De acordo com esta responsável, a operação envolve navios britânicos, suecos, espanhois e italianos aos quais se juntou um navio mercante de Singapura que foi chamado para apoiar o resgate. Ao todo foram localizadas cerca de 1500 pessoas em dez barcos à espera de serem resgatadas.
Entretanto, a marinha britânica informou hoje que socorreu cerca de 500 pessoas a bordo de quatro embarcações em perigo ao largo de Itália, cuja chegada eleva para mais de 50 mil o número de migrantes que desembarcaram este ano na costa italiana.
Já ontem, cerca de 3.500 imigrantes amontoados em 15 barcos foram resgatados a 45 milhas ao largo da Líbia, sem terem sido registadas vítimas.
Com os imigrantes resgatados neste fim de semana e com os que chegaram aos portos da Sicília e ao sul da Itália, o número de migrantes acolhidos desde o início do ano pelo país deverá exceder os 50.000, o que representa um aumento superior a 10% durante os primeiros cinco meses de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.