Cerca de 20 mil voos previstos para hoje em toda a Europa encontram-se cancelados, devido ao encerramento da «maior parte» do espaço aéreo europeu devido à nuvem de cinzas vulcânicas oriundas da Islândia, segundo as autoridades.
Corpo do artigo
O último balanço da Agência Europeia para a Segurança e Navegação Aérea - Eurocontrol indica que apenas 4.000 dos 24.000 voos previstos durante o dia de hoje poderão operar.
Entre quinta-feira e o final do dia de hoje serão cerca de 63 mil os voos cancelados em toda a Europa, devido à nuvem que se formou com a erupção do vulcão Eyjafallajokull, na Islândia.
Segundo a Eurocontrol, os países europeus que encerraram total ou parcialmente o espaço aéreo são: Áustria, Bélgica, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, a maior parte de França, Hungria, Irlanda, norte de Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia, Servia, Eslovénia, norte de Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e o Reino Unido.
Entretanto, o espaço aéreo da Croácia e Roménia foi reaberto.
Actualmente, «não se proporcionam serviços de controlo do tráfego aéreo na maior parte do espaço aéreo europeu», apontou a Europol, em função dos dados disponíveis pelas 11:30, hora de Lisboa.