A agência da ONU para os refugiados prevê que três mil pessoas cheguem diariamente à Macedónia nos próximos meses.
Corpo do artigo
Quase 300 mil migrantes e refugiados chegaram este ano à Europa pelo mar Mediterrâneo, anunciou hoje a agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).
Em conferência de imprensa, a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming, disse que 181 mil pessoas chegaram à Grécia e 108 mil a Itália.
Fleming acrescentou que a agência das Nações Unidas calcula que três mil pessoas vão chegar diariamente, nos próximos dias, à Sérvia, depois de entrarem em território europeu pela Grécia e atravessar a Macedónia.
"Atualmente, pensamos que as chegadas vão continuar nos próximos meses a um ritmo de três mil pessoas por dia", indicou.
O ACNUR disse que está a trabalhar com as autoridades sérvias para responder às necessidades de pelo menos dez mil pessoas.
Entretanto, a Bulgária enviou blindados para os quatro postos fronteiriços com a Macedónia para apoiar a polícia de fronteiras.
"Nesta fase, vamos reforçar de força preventiva a segurança na fronteira garantida pela polícia de fronteiras", declarou Nikolay Karaivanov, um responsável das operações do ministério da Defesa à rádio pública BNR.
Vinte e cinco militares e veículos blindados foram enviados para os postos fronteiriços entre a Bulgária e a Macedónia, mas este "número pode aumentar se a situação se agrava", indicou.
Até agora, o país não registou entradas de migrantes provenientes da Grécia, através da Macedónia.
A Bulgária recebeu desde o início do ano 15 mil migrantes clandestinos, nomeadamente sírios, que chegaram ao país através da Turquia.