Quase metade dos britânicos votariam a favor de abandonar a União Europeia, contra menos de um terço favorável a permanecer como membro, concluiu uma sondagem publicada hoje pela empresa YouGov.
Corpo do artigo
Questionados como votariam num referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE, 49%respondeu que votariam a favor da saída e só 28% votariam para ficar, enquanto 17% confessaram-se indecisos.
A mesma pergunta foi colocada a alemães, dos quais 57%prefeririam permanecer na UE, 25% votariam pelo abandono e 9% estavam indecisos.
Há mais alemães (59%) do que britânicos (23%) confiantes na influência do seu país na Europa, mas aproximam-se em termos de pessimismo sobre o futuro da União, sentimento comum a 65%dos britânicos e 54%dos alemães.
O resultado da sondagem «mostra a dimensão do desafio que espera (a chanceler alemã) Angela Merkel e (o primeiro-ministro britânico) David Cameron em tentarem chegar a um acordo sobre o orçamento comunitário», disse o diretor de pesquisa política e social da YouGov, Joe Twyman.
«O facto de o pessimismo sobre o futuro da UE ser um tema em que tanto britânicos e alemães concordam mostra como as pessoas dos dois países classificam as hipóteses de Merkel e Cameron chegarem a acordo», acrescentou.
O primeiro-ministro britânico recebeu a homóloga alemã na quarta-feira em Londres para discutir o orçamento plurianual 2014-2020, onde reiterou que defende um corte em termos reais ou um congelamento, estando para isso disposto a vetar o aumento proposto de 5%.
Noutras ocasiões, David Cameron manifestou-se contra a realização de um referendo, pretendido pelos eurocéticos, sobre a permanência na UE, alegando que é do interesse do país manter-se na União.