Quase 500 migrantes, a maioria sírios, foram resgatados do mar na costa italiana nas últimas 24 horas, informou hoje a guarda costeira do país.
Corpo do artigo
Um primeiro grupo de 170 pessoas, que se identificaram como sírias, foi resgatado quando a embarcação em que seguia começou a meter água a cerca de 50 quilómetros da costa da Calábria, no sudeste da Itália.
No grupo havia 50 mulheres e crianças que foram transferidas para um navio da guarda costeira e levadas para a localidade de Roccella Ionica, informou a guarda costeira.
Um segundo grupo de cerca de 320 pessoas, a maioria sírias, mas também egípcias, foi resgatado durante a noite quase 120 quilómetros ao largo da Sicília numa operação que envolveu um navio mercante e dois da guarda costeira.
Estes migrantes foram levados em dois grupos para portos da Sicília.
O número de pessoas a fugir da Síria com destino a Itália, normalmente através do Egito, disparou nos últimos meses, informou na sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O porta-voz do ACNUR Adrian Edwards disse que 3.300 sírios chegaram por mar nos últimos 40 dias e 4.500 desde o início do ano, quando em 2012 apenas se registaram 369.
O conflito na Síria começou em 2011 após a violenta repressão governamental a protestos populares. Desde então, segundo a ONU, mais de 100 mil pessoas morreram e perto de dois milhões refugiaram-se em países vizinhos, nomeadamente na Jordânia, Turquia e Líbano.