Em 2016, todos os países da União Europeia entregaram a ajuda monetária com que se comprometeram.
Corpo do artigo
A União Europeia (UE) destina, em 2018, 560 milhões de euros para ajuda humanitária à Síria, Líbano e Jordânia. A decisão foi anunciada esta quarta-feira pela responsável pela diplomacia da UE, Federica Mogherini, numa conferência em Bruxelas.
"Comprometemo-nos hoje a disponibilizar 560 milhões de euros em 2018 para o Líbano e a Jordânia [países que acolhem milhares de refugiados sírios] e para ajuda humanitária à Síria", disse Mogherini, intervindo no segundo e último dia de uma conferência internacional sobre a Síria.
A Alta Representante para a Política Externa da UE reforça que a UE tenciona manter o nível de ajuda em 2019 e que, em 2016, os 28 países-membros desembolsaram toda a ajuda monetária com que se tinham comprometido e farão o mesmo este ano.
Mogherini adiantou ser fundamental que a ajuda financeira seja eficaz no terreno, sendo necessário "garantir o acesso total dos trabalhadores humanitários na Síria".
A guerra civil na Síria começou em março de 2011 e já provocou cerca de 350 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.