
Leonhard Foeger/Reuters
A quinta geração dos ferreiros austríacos Schmidberger está quase a concluir uma encomenda especial. Desde 2009 que se dedicam a criar as novas armaduras da Guarda Suíça.
Corpo do artigo
A Guarda Suíça foi criada em 1506, em Roma, e é atualmente o mais pequeno exército do mundo. O uniforme que os guardas do Vaticano utilizam foi desenhado por Jules Répond a partir de um modelo que se atribui a Miguel Ângelo, um dos grandes mestres do Renascimento.
Conhecido pelas suas cores vivas e alegres, o uniforme da Guarda Suíça inclui também uma armadura de ferro e um elmo. A agência Reuters visitou o local onde os irmãos Johann e Georg Schmidberger, a quinta geração de ferreiros na cidade austríaca de Molln, estão a concluir uma encomenda especial.
Em 2009, o Vaticano pediu-lhes 80 armaduras para os guardas que protegem o Papa. Desde então produziram dez armaduras por ano, o que significa que o contrato termina este ano.
Os irmãos garantem que o Vaticano não vai precisar de novas armaduras durante centenas de anos e que também vão continuar a produzir os elmos dos guardas.
Para além deste trabalho especial, Johann e Georg Schmidberger e a sua equipa de ferreiros criam ainda peças especiais para teatros e colecionadores particulares.
Fotografias de Leonhard Foeger e Alessandro Bianchi, da agência Reuters.