Operação de transferência dos reclusos de Puente Grande já está a decorrer, mas famílias não estão a ser informadas.
Corpo do artigo
Vai ser encerrada a famosa prisão de onde o traficante Joaquin 'El Chapo' Guzman fugiu pela primeira vez, no México. Esta terça-feira foram transferidos os primeiros reclusos de Puente Grande, numa operação envolvida em secretismo.
Os reclusos viajaram num veículo blindado, escoltado por mais de dez patrulhas da Guarda Nacional, para as instalações de uma base aérea militar próxima, e aí embarcaram num avião Hércules que, presume-se, os terá levado para outras prisões federais do país.
Familiares e amigos estão desde segunda-feira à espera de saber onde passaram a cumprir pena os seus conhecidos. O "meu marido disse-me que havia boatos de que eles iriam ser transferidos, mas não disseram nada, nem para onde", relatou à AFP a esposa de um dos detidos, que pediu anonimato.
Os detalhes só serão divulgados serão no final da operação, explicou à AFP uma fonte da diretoria de Prevenção e Readaptação Social do governo mexicano.
O Centro Federal de Readaptação Social número 2, conhecido como Puente Grande, tornou-se mundialmente conhecido em 2001, depois de El Chapo ter conseguido fugir do local, onde se encontrava detido há oito anos, dentro de um carrinho de lavandaria.
A prisão, inaugurada há 27 anos, vai ser encerrada na sequência de um projeto do governo mexicano para "modernizar" o sistema penal mexicano.